segunda-feira, 26 de setembro de 2016

-ELEIÇÃO ALMEIDENSE 2016, A HORA É AGORA.

Por Jeorge Cardozo

Caros (a) eleitor (a) Almeidense, no próximo domingo, dia 02 de outro de 2016, os meus caros conterrâneos irá às urnas eleger um novo prefeito e uma nova Câmara de vereadores para o quadriênio 2017/2020. As eleições deste ano ganharam relevante importância devido às necessidades objetivas da cidade, conjugadas com a profunda crise política, econômica e institucional preconizada pelo golpe das elites conservadores, apoiadas pelo poder econômico contra o governo legítimo do PT e que mais fez pela população carente do Brasil, de todos os tempos.

Tratar com seriedade e responsabilidade o voto poderá abrir um novo ciclo histórico na política local, estadual e nacional. A eleição municipal será o primeiro grande teste da população Almeidense na perspectiva de iniciar um novo tempo, na construção da nossa, ainda frágil democracia.

Neste texto, apresentarei um breve levantamento das chances dos principais candidatos a vereadores e algumas observações a cerca do pleito eleitoral e as suas consequências positivas para o nosso querido município. Entendemos que podemos e devemos avançar nas escolhas de nossos representantes, sejam vereadores, seja prefeito, tem que está aliado com o nosso governador Rui Costa e com a volta do nosso melhor presidente que o Brasil já teve Lula, o pai do povão.

Precisamos avançar na educação, um dos piores IDEB da Bahia, saúde, que chegue a quem mais precisa e políticas públicas de inclusão e geração de emprego e renda, são os pontos mais fundamentais, a priori, para uma gestão de participação popular.

Nesta perspectiva, na falta de um candidato com inserção popular, capaz de fazer um orçamento participativo que englobe, principalmente, as populações que mais precisam Ito de Bêga, nessa conjuntura, é o que pode e deve implementar uma gestão próxima dos nossos anseios.

Acredito que a coligação encabeçada por Ito, deve fazer de 07 a 08bvereadores. No entanto, vai ser uma luta muito grande para os postulantes, tendo em vista, que são uns 16 bons nomes fortes, buscando essas 07 ou 08 vagas. Quais sejam esses nomes: Gal, Dinho, Sergio, pelo PSD; Borinha, Josué, Véi, pelo PSL; Nino e Luzia, pelo PTC; Janffree, pelo PTN; Sandro, pelo PSB; Tonhe, Côro, Humberto, pelo PDT; Paulo Cezar, pelo PRB; Sukita e Lui, pelo PP; no PR, não vejo ninguém, a priori, com chance, a não ser que surpreenda.

Como não sou de fugir da “raia”, vejo-me compelido de indicar os 07 ou 08 prováveis eleitos: Gal, Dinho, Janffree, Tonhe, Sukita, Nino, e Sandro e os demais vão buscar as duas vagas restantes, caso a coligação de Ito faça 08.


Obs. Lembro que pode haver surpresas aí, pois, temos candidatos como Sérgio, Josué, Côro, Véi, Borinha, Humberto, entre outros, que podem surpreender.

domingo, 4 de setembro de 2016

-GOLPE CONSOLIDADO E AGORA O QUE VIRÁ?


Por Jeorge Cardozo

Como que para compensar o "golpe" parte dos senadores resolveram manter os direitos políticos da presidente Dilma, numa clara demonstração de que, os acontecimentos foi um golpe constitucional e não um crime de responsabilidade. Destarte, é preciso se ficar atento para um fato, a grande influencia dos partidos médios e pequenos, que formam o famigerado “centrão” que, após a ascensão do ex. presidente da câmara Eduardo Cunha ao poder, fortaleceu esse seguimento, que esteve no auge no governo Collor e assim, como agora, também foi responsável pela sua queda. A inferência que tiramos desses acontecimentos é o fato do PT ter sustentado esses “parasitas”, primeiro com o mensalão e depois com a corrupção desenfreada em todos os setores da gestão pública e, em especial, na Petrobrás. Buscando a famigerada governabilidade o PT se viu compelido em fazer aliança com esses abutres que, a priori, não estão nem aí pra res pública e só pensam nos seus interesses mesquinhos e corruptos. São de uma falsa moralidade que deixa qualquer cidadão extenuado com suas dê sensatezes. Foi patético vermos aquela deputada mineira “berrando” a família, Deus e pátria para justificar o seu voto e no dia seguinte o marido era detido pela policia, acusado de corrupção na prefeitura de Montes Claros, cidade pólo de uma região pobre do Vale do Jequitiunha, norte mineiro.  

Após confirmar o golpe, o senhor Temer anuncia as suas medidas e plano de governo, tendo a reforma da previdência, como primeira atitude, ou seja, quem vai pagar o “pato”, como sempre é o trabalhador que, parece merecer, pois, apoiou ou se omitiu ao golpe, portanto, agora paga a conta, da sua inercia alienada. Obviamente que não vão parar por aí, o alvo deles, é privatizar e entregar ao grande capital nacional e internacional, o que sobrou das privatizações de FHC e depois partir para a precarização das Leis trabalhista, em um claro intuito de retroagir nas políticas públicas de educação, saúde, infraestrutura urbana, moradia e todas as demais conquistas obtidas pelas classes C, D e E dos últimos 15 anos.

PT, LULA E DILMA
Em relação ao PT, Dilma e Lula vão sofrer uma perseguição implacável da direita, no campo político, de setores conservadores do capital e de parte do judiciário conviventes com o golpe. Obviamente, que o Lula, por tudo que ele representa e fez por esse país, não tendo um diploma superior, vai sair vivo de toda essa perseguição. Ele, o Lula, tem uma grande identificação das massas, carisma e jogo político, adquirido ao longo da sua trajetória sindical,  politica e na esfera internacional, embora a nomeação do senador golpista Serra, para as relações exteriores, tem um caráter de tentar diminuir essa influencia do Lula na esfera internacional. Já a presidente Dilma, se o supremo não mudar a decisão do senado, seja revogando o golpe, sejam revogando os seus direitos políticos, poderá disputar um cargo no legislativo, deputada ou senadora, ou ainda, o governo gaúcho.

SALVADOR

Em relação a Salvador, o PT abriu mão da cabeça de chave e resolveu apoiar a candidatura da deputada federal Alice Portugal, trata-se de um bom quadro da politica de esquerda baiana, mas, destarte, peca de uma boa popularidade para enfrentar um candidato forte e amparado pela mídia, empresariado e com a máquina na mão, diferencial em uma campanha curta e de pouco dinheiro, com o fim do financiamento privado de campanhas. O único que poderia fazer frente ao projeto de reeleição do prefeito “almofadinha” era o senador Walter Pinheiro que, não se sabe por que, se omitiu da disputa.

CONCEIÇÃO DO ALMEIDA, PREFEITO

Conceição do Almeida, ao que tudo indica o ex. prefeito Ito de Bêga deve voltar ao paço municipal local, tendo em vista, a estratégia do “coronel” Joel Neiva, aparentemente, ter falhas. Digo ter falhas, pelo fato de, na eleição de 2012, ter apresentado a população local a candidatura de Armando e depois de eleito, não ter sustentado politicamente, levando-o ao desgaste político, com reflexo na gestão, mal divulgada, apesar de ter feito algumas obras interessantes, a ponto de não poder sonhar com a reeleição. No entanto, parece que o tiro saiu pela culatra, pois, até aqui, os candidatos apresentados pelo grupo, não parece empolgar, mas, como se trata do “coronel” Joel Neiva, precisa se manter a “barba de molho” e não abrir a guarda, se não, ele “mete”.

VEREADORES

Destarte, os vereadores eleitos, tiveram alguns nomes que surpreenderam e tem reais chances de reeleição, é o caso de Janffree, Sandro, Nino, entre outros e alguns nomes novos de peso como professor Moura, Dinho de Zeca e outros que podem surpreender, como Sérgio da Topic.


Sobre um plano de governo sustentável para um município pequeno populacional e financeiramente como o Almeida, dei minha contribuição em outro texto anterior, disponível para leitura na minha página no face e no meu blog: http://blogdocardozo3333.blospoto.com/sustentabilidadeemrede