sábado, 29 de dezembro de 2018

-NOSTALGIAS DE HELENA TEONILA

por Helena Teonila

Coisas de Helena Teonila: Varandas e Fios
Hoje me vejo na varanda, tecendo a vida, envolvida pelo ar nostálgico do meu Boulevard. Me sinto entrelaçada como seus fios sem fim que se encontram num energia única.
No silêncio ouço os sons da rua, as folhas da árvore, o vento, uma música instrumental em alguma casa, os passos de alguém na rua, um casal conversando e rindo e , por um segundo, ouço um assobio bem longe. Minha memória se reporta a ela e meu olhar percorre os fios para outra varanda da rua, a que ela assobiava todos os dias quando eu saía ou chegava, mas ela não estava mais alí.
E ao lembrar dela, da varanda percorro outros fios e me vejo nas varandas da infância. Eram duas, uma no térreo e, a outra, no 1º andar. Eram lindas com suas portas de arcos, pedras pretas em contraste com a cor branca da casa, pinhas, gradil e losangos de azulejos portugueses decorando as suas fachadas.
A vejo na varanda me chamando para entrar. Me vejo na rua brincando de picula, esconde- esconde, elástico, bicicleta, baleado, salada de frutas...
Ela vivia tão apressada que, uma vez, foi para o terminal de ônibus de anágua, sendo salva pelo fiscal de transportes que avisou que estava sem a saia. A vejo chegando em casa para colocar a saia as gargalhadas pelo ocorrido. Outras vezes foi de sandália japonesa e com pés de sapatos diferentes. Deu risadas de todas.
Era guerreira. Trabalhava três turnos e cuidava das tarefas domésticas, mas a vejo na varanda me segurando pelos braços e olhando fixamente para mim com seus lindos olhos verdes e dizendo: "minha filha, hoje você está tão linda". E, isso, era dito quase todos os dias.
Lembro dela lendo a oração da famíla no Natal. A oração ficava numa escultura em formato de livro que terminou quebrando ao cair.
Da varanda, também o conheci, mas minha memória não percorre o fio, talvez porque ele estava numa janela.
Então, da varanda lembro de outra varanda e percorro mais um fio me transportando para outro lugar. Sinto o cheiro do seu refogadinho de verdura, bolo de aimpim, cafezinho, feijão doce e moqueca de ostra. As rosas meninas não estão mais lá, mas toda vez que passo a vejo cuidando delas na varanda com seus cabelos de rinsagem, vestidinho de botões na frente, bolsos e cintinho. Era tão baixinha. Gostava de chinelinhos de contas coloridas comprados em lojas de chineses.
Abro um sorriso largo ao lembrar que sempre fui considerada por todos como sua preferida. Lembro de outro sorriso. Ele sempre o carregava no rosto. Adorava fazer cócegas na gente. Era tão eloquente...
Novamente pego o caminho de outro fio me transportando. Lembro da casa dele sempre cheia de pessoas, do copo de whisky com pedras de gelo de coco que era sagrado quando ele chegava do trabalho, das pessoas em volta da mesa jogando buraco, das quadrilhas improvisadas que dançávamos no São João, da piscina pequena, mas que cabia todos, da mesa de sinuca, do pastor alemão latindo , da rampa por onde chegavam as pessoas da famíla e vizinhos, dos quitutes de Regina e da varanda ... Me vejo olhando o mar daquela varanda. Como era calmo, sem ondas, mas tinha um muro que não nos deixava chegar até ele.
Percorro o caminho de volta a minha varanda por outro fio. Ouço uma guitarra tocando um blues, olho sorridente para o prédio ao lado, mas o vejo estendido inerte e lembro que, ele , também, não está mais lá. Lembro das nossas conversas. Adorava ouvir os seus ensinamentos sobre música, as suas histórias passadas, seus conselhos. e a sua história de amor com sua esposa. Ele me disse que iria fazer um casamento surpresa para ela depois de anos juntos. Acho que estavam juntos há 17 ou 22anos. A minha memória apagou o tempo que ele me disse. Ele partiu, um mês antes da sonhada festa de casamento, por um fio que o levou a outra dimensão da existência. Contei para ela um dia após a sua despedida. Naquele momento ela silenciou a sua dor.
De repente sorrio de novo ao lembrar dele me cumprimentando como sempre fez: "oi, menina".
Penso que a vida é formada por fios que se entrelaçam e nos levam as nossas varandas. Às vezes pensamos que a energia foi interrompida no caminho, mas sempre haverá postes alicerçados nos conduzindo àqueles que amamos. E, eles, estão lá, na varanda, nos esperando.
Volto ao emaranhado dos fios do meu Boulevard, meu olhar se volta para o início da rua e tenho a sensação de que alguém vai chegar.
A música continua a tocar e aquela sensação gostosa de frio na barriga de quem espera por alguém toma conta do meu corpo, sinto meu coração bater mais forte e meu rosto enrusbecer. Uma lágrima e um sorriso se misturam na minha face.
Como gosto de esperar alguém na varanda. Será que é aquela menina tão linda que vai chegar?
( Em memória dos que partiram para varandas em outra dimensão) Helena Teonila

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O PRESIDENTE BESTA FERA DIVIDIU O BRASIL

por Jeorge Cardozo

O presidente eleito que durante o processo eleitoral acusara o PT de ter dividido o Brasil, agora depois de eleito, tem mostrado que não passa de um fanfarrão e divulgador de fakes news.
Olha a composição do seu futuro ministros, só aparece figuras do sul e do sudeste do Brasil. Enquanto o Norte e Nordeste não foi contemplado.
Portanto, contrariamente as suas mentiras divulgadas durante o processo eleitoral de que o PT dividiu o país, cai por terra e mostra, de fato, quem realmente estar por dividir novamente o Brasil. Voltamos ao passado de quando o Norte e Nordeste, não tinham vezes nas políticas implementadas pelos sulistas em detrimento do Norte e Nordeste.
Portanto, os avanços conquistados pelos estados dessas regiões, durante as gestões petistas, estarão com os dias contados. É de conhecimentos de todos as declarações da besta fera nas redes sociais, onde menosprezava essas regiões e sua gente.
Portanto, vamos ficarmos de olhos e reagirmos a qualquer tentativa de novo isolamento dessas regiões.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

-A FRAUDE OLAVO DE CARVALHO

por Jeorge Cardozo

Para quem não sabe, Olavo de Carvalho é o mentor intelectual do presidente eleito Jair Bolsonaro. Ele, Olavo de Carvalho se orgulha de ter indicado dois ministros, mas, mora nos Estados Unidos e desde que saiu do Brasil, aqui não voltou mais e em entrevista a TV Brasil, disse que aqui não volta mais, mas, se não gosta do Brasil e mora há muito tempo na América, o que de bom ele trará para o Brasil? 
Ele se declara filósofo e nunca frequentou uma universidade, indica ministros e não mora no Brasil, reclama das relações comerciais do Brasil com a China (nosso maior comprador) e quer atrelar de novo o Brasil com os Estados Unidos e é bom lembrar que, antes do Lula, nosso maior parceiro comercial era os Estados Unidos e a nossa balança comercial era quase sempre negativa enfim...
Nós escolhemos um presidente que, aparentemente é uma fraude, pois, apareceu como um "muito" e transparece ser um "pau mandado" dos americanos de novo. Olhe o boné usado pelo filho o que tem escrito: "Trump"! Para quem não sabe, esse presidente americano é um fanfarrão, diz ser da extrema direita que é odiosa com trabalhador, negro, LGBT, machista, minorias enfim...

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

-O HOMEM É DEUS AQUI NA TERRA


Por Jeorge Cardozo

Assim como preconizava a revolução científica pós idade média, de que o homem é o centro da terra e não Deus, a descoberta científica preconizada nos meios científicos, pelo cientista chinês, demostra claramente que, as hipocrisias defendidas pelas religiões, apoiadas por setores retrógrados e conservadores da sociedade, de que só Deus pode criar e recriar seres humanos perfeitos, cada dia mais cai por terra.
O homem pós moderno, fica cada vez mais dependentes dos avanços científicos, com o surgimento de maneira surpreendentes de doenças cada vez mais letais à existência humana, se faz necessário que pesquisas importantes para o enfrentamento desses males sejam feitas e apoiadas pelo setores progressistas e humanistas da sociedade.
É vero que setores conservadores, no intuito de manterem os seus status quo, tentem de várias formas e maneiras, inibirem os avanços científicos. Isso é retratado nas suas crenças que, a priori, parecem serem unicamente de caráter religiosos, mas, na verdade, se utilizam da ignorância alheia, para manterem sobre os desenformados ou alienados, os seus domínios seculares.
Portanto, essas descobertas científicas, trazem no seu bojo, novas visões de mundo que, a posteriori, derrubam esses dogmas, assim como foi as grandes descobertas do final da idade média e início dos tempos atuais.

sábado, 3 de novembro de 2018

-RUI COSTA A NOVA ESTRELA NACIONAL DO PT

por Jeorge Cardozo

É fato que após o fim do pleito eleitoral de 2018, com a consequente vitória da extrema direita, apoiada por setores religiosos, empresariais, agronegócio, parte do centro e de setores odiosos com o PT, o governador baiano, vulgo "correiria", apelido ganho a partir da sua forte dinâmica de trabalho que, apesar da forte perseguição do governo Temer, conseguiu ser um dos melhores gestores do Brasil, alcançando mais 70% de realizações do seu programa de governo, Rui Costa, com a derrota eleitoral de Haddad e a perseguição implacável ao ex presidente Lula e a sua idade, Ele, Rui Costa, surge como a maior liderança nacional do PT e das oposições ao incógnito governo de Jair Bolsonaro. Reeleito em primeiro turno, com uma das maiores votações do Brasil e com uma vitória esmagadora no estado pró Haddad, faz dele o cara do PT como liderança e como nome para 2022. Rui Costa sabe dosar muito bem o estilo gestor técnico com o sujeito poĺítico, imprimiu ao herdeiro do carlismo na Bahia, ACM Neto uma derrota humilhante para o governo, senado, bancada federal e para à Assembléia Legislativa, o credenciando como líder nacional das oposições e nome certo para a disputa nacional de 2022.

Destarte, no plano nacional das oposições, vai disputar com o carrancudo cearense Ciro Gomes, espaço na disputa interna para liderar as oposições e se afirmar como alternativa desse bloco, ao projeto 2022. Obviamente que terá, aprioristicamente, reverter o mal estar, primeiramente do próprio Ciro Gomes, que, a priori, parece difícil e depois tentar unificar o aliado histórico PC do B, não tão aliado PSB e PSOl. 
Esse último, com a eleição de jovens lideranças como Sâmia Bonfim em São Paulo, Áurea Carolina aqui em Minas Gerais, Outros bons nomes no Rio e no Rio Grande do Sul, vem sendo o novo nas esquerdas. Ainda sobre o PT, precisa renovar, pois, nessa eleição para a câmera federal, o único nome e cara nova de destaque, trata-se de Marília Arraes de Pernambuco, portanto, precisa-se buscar novas liderança, do contrário, tornar-se-á um partido envelhecido nas caras e nas praticas e, consequentemente, poderá perder mais espaço para o PSOL. O PC do B, esse, foi o mais prejudicado das esquerdas nessa eleição, não conseguiu atingir a clausula de barreiras e poderá ter dificuldades financeiras no futuro, apesar de ter o controle de alguns importantes sindicatos, mas, com as reformas feitas, essas organizações perderam muito das suas receitas.
No mais é esperar qual o rumo que o governo da "Besta Fera" vai seguir: se o da 'Fera' que se apresentou ao longo desses quatro anos nas redes sociais e aí vai dividir ainda mais o país e não se saberá o rumo que isso pode tomar ou se o da 'Besta' que se apresenta para a grande mídia e no horário eleitoral, conciliador, respeitador das normas constitucionais, da democracia e resolvedor dos problemas graves da economia, geração de emprego, violência, saúde, educação, etc; ou se vai chegar ao fim de 2022, como o presidente fanfarrão enfim...

domingo, 14 de outubro de 2018

-BOLSONARO, SOLUÇÃO OU PROBLEMA.


por Jeorge Cardozo

Para dar início a esse “bate papo”, caros amigos, vou começar ilustrando as principais tendências do projeto antipopular e elitista do candidato que, aqui, vou chama-lo por “besta fera” para aproveitar ao máximo esse período específico das lutas de classes, delineadas nessa eleição que se segue, agora no segundo turno, simbolizadas pelas dificuldades de grande parte dos eleitores estarem a compreenderem, de fato, os antagonismos permeados desde a grande crise do capital, iniciada nos Estados Unidos e semeadas por todas as nações, desde as mais pobres, Grécia, Turquia, Portugal, Chile, arruinando os miseráveis, como os africanos e sua crise humanitária etc., as emergentes como Espanha, Itália, Brasil, Argentina e etc.; as desenvolvidas como os próprios Estados Unidos já citado, Japão, França, Alemanha enfim...
No caso específico do Brasil, essa crise se agravou para o viés político, pelo fato da crise ter chego, em um período eleitoral, de disputa acirrada, como o atual momento, sendo acentuado ainda mais naquele momento, pela derrota do projeto liberal, preconizado pelo então candidato Aécio Neves que, após ser derrotado, em seu próprio estado, Minas Gerais, pela Dilma, não aceitou a derrota, indo se aliar ao famigerado por poder, mas, sem voto para tal, o então vice presidente Michel Temer, aprovaram as chamadas “pautas bombas”, que agravou em muito, as contas públicas, e, destarte, levando ao desgaste o governo recém reeleito da presidenta Dilma e, consequentemente, abrindo caminhos para o golpe parlamentar e as suas consequências nevasca para o Brasil e sua gente.
Aproveitando-se desses fatos narrados acima, um projeto nocivo à democracia, as liberdades individuais e coletivas, delineado do modelo nazifascista, se utilizando das redes sociais, foi ganhando forças em setores conservadores oriundos das religiões, em especial, nas protestantes, da maçonaria, setores empresariais e do agronegócio e culminando em setores da juventude alienados nas redes sociais, com pouco gosto pela leitura e vivenciando os seus “conhecimentos” em links de caráter duvidosos, oriundos de pessoas racistas e preconceituosas e ávidas por poder, tanto do ponto de vista de uso de armas de fogo, como do ponto de vista político e financeiro. Esses grupos, originários das classes A, B e até C, que, tiveram acesso aos estudos superiores e ao consumo no auge dos governos Lula e Dilma, com o advento da crise econômica e política, viram os seus ganhos e ascensão social  sendo reduzidos e sua volta paulatina para o estágio anterior, moveram-se para algo já implícito nas suas natureza e postos em praticas, com a presença dos indivíduos das classes subalternas D e E, frequentando os mesmos cursos superiores, lugares, acento em aviões com eles, radicalizaram e absorveram os discursos do candidato “besta fera” e tornaram-se, os seus algozes, divulgando e disseminando as suas ideias e violências nas redes socais, tornando-se, hoje, uma séria ameaça a nossa frágil democracia.
De outro lado, no contra ponto do que descrevemos acima, temos na disputa de segundo turno, o projeto petista que, ainda que tenha sofrida grande carga de perseguição por esses setores citados acima, de parte do judiciário em todas as suas instâncias, pelo desgaste advindo das acusações de corrupção, aparece, até mesmo, pela falta de uma alternativa capaz de salvar a democracia, os ganhos advindos do projeto social liberal e dos direitos humanos conquistados, o menos nocivos para salvaguardar e proteger a nação de um projeto extremamente perigoso que, poderá levar o Brasil a um tremendo retrocesso, com resultados imagináveis para o futuro do Estado de direito, conquistas através de muitas lutas, após o desastrado golpe militar de 1964, com resquícios negativos até hoje, para toda uma geração.
 “Ele, o ‘Besta Fera”, ilustra em grande parte, o atual estado de espírito do povo brasileiro pós-crise, que é de estagnação. Isso significa que você durante esta fase tende a deixar de lado oportunidades de crescer interiormente, mesmo que sua vontade seja unânime. Tudo isso, cria um estado de apago intelectual e mental, que parte das pessoas comece a buscarem supostos “salvadores da Pátria” como resultados das suas inercias e deixem de enxergarem os perigos e as suas nuances escamoteados em discursos faraônicos e de resultados imediatos, como se o existissem, vejam o caso de Collor de Mello em 1989, tão quanto o agora.
A falta de atitude e a concentração no sofrimento passarão a ser maneiras de sabotar o seu auto aperfeiçoamento. Essa medida poderá vir a ser tomada contra sua própria vontade, isto é, inconscientemente: seja negando ajuda ou mesmo duvidando de tudo o que é positivo e bom ao seu bem estar. Até mesmo a fé em algo maior poderá indicar uma fuga ou o sentimento de incapacidade de lidar com os problemas cotidianos. Pode parecer fácil resolver os conflitos internos, entregando o seu poder do voto a um transloucado qualquer, achando que é a solução de todos os nossos problemas, mas, só que não, apenas podemos agravá-lo ainda mais.
Desde a nossa infância, nossos pais e os nossos professores nos incentivam a alcançarmos a perfeição. Infelizmente, isso pode criar bloqueios e angústias se não atingirmos os objetivos que eles nos impõem. Por essa razão, muitas pessoas renunciam aos seus sonhos, entregando a outrem por receio de não conseguirem realizá-los.
Neste momento, quero aconselhar você a refletir de uma forma um pouco diferente, com essa frase de Vince Lombardi:
"A perfeição não pode ser alcançada. Mas se perseguirmos a perfeição, podemos conseguir a excelência".
Ao elevar a mente, você estará dando o seu melhor... e mesmo que o resultado não seja absolutamente perfeito, ele será provavelmente excelente. Eu encorajo você a se concentrar nos seus projetos, dedicando-lhes especial atenção, relativizando as dúvidas que sentir sobre o caminho a seguir, frente a urna no próximo dia 28 de outubro. Com perseverança, você conseguirá! Fé no que virá sempre, mas, esse “que virá”, é você quem escolhe, fazendo o que é certo.


terça-feira, 11 de setembro de 2018

-O AMOR E O HUMANISMO!

· 
por Jeorge Cardozo

VIVER É EXPANDIR, É ILUMINAR.
VIVER É DERRUBAR BARREIRAS. SABER QUE, MUITAS VEZES, NOSSA JAULA SOMOS NÓS MESMOS, QUE VIVEMOS POLINDO AS NOSSAS GRADES, AO INVÉS DELAS NOS LIBERTARMOS.
PROCURO DESCOBRIR NOS OUTROS SUA DIMENSÃO, ÚNICA. SOU COLETIVO. TENHO O MUNDO DENTRO DE MIM. UM PROFUNDO RESPEITO HUMANO. UM ENORME RESPEITO À VIDA, ACREDITO NOS HOMENS-MULHERES. ATÉ NOS VIGARISTAS. PROCURO DESENVOLVER UM SENTIDO DE IDENTIFICAÇÃO COM O RESTO DA HUMANIDADE. NÃO TENHO PISCINA SE TENHO O MAR.
POR RESPEITO A CADA SER HUMANO EM TODOS OS CANTOS DA TERRA, E POR GOSTAR DE GENTE-GOSTAR DE GOSTAR-É QUE ENCONTRO EM CADA INDIVIDUO O REFLEXO DO UNIVERSO. 'AINDA QUE NÃO ACREDITE EM NADA QUE OS DIGAM, MAS, LUTO E MORRO PELO DIREITO DE CADA UM DIZER O QUE PENSAS'.
AS PESSOAS CHAMAM DE AMOR AO AMOR PRÓPRIO. CHAMAM DE AMOR AO SEXO. CHAMAM DE AMOR A UMA PORÇÃO DE COISAS QUE NÃO SÃO AMOR. ENQUANTO A HUMANIDADE NÃO DEFINIR O AMOR, ENQUANTO NÃO PERCEBER QUE O AMOR É ALGO QUE INDEPENDE DA POSSE, DO EGOCENTRISMO, DA PLANIFICAÇÃO, DO MEDO, DA NECESSIDADE DE SER VINGATIVO, AMOR NÃO SERÁ AMOR.
A GENTE SÓ É O QUE FAZ AOS OUTROS. SOMOS CONSEQUÊNCIA DESSA AÇÃO. NÃO FAZER... ME DEIXA EXTENUADO.
TALVEZ A COISA MAIS IMPORTANTE DA VIDA SEJA NÃO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA VIDA, NÃO SE REALIZAR.
O HOMEM DEVE VIVER SE REALIZANDO.
O REALIZADO BOTOU PONTO FINAL.
NÃO PODEMOS VIVER PERMANENTES, GRANDES MOMENTOS. MAS PODEMOS CULTIVAR SUA EXPECTATIVA.
NÃO ACREDITO EM DEUSES. ACREDITO EM MILAGRE. NADA MAIS MILAGRE MIRACULOSO QUE A REALIDADE DE CADA INSTANTE.
ACREDITO NO SOBRENATURAL. O SOBRENATURAL SERIA O NATURAL MAL EXPLICADO, SE O NATURAL TIVESSE EXPLICAÇÃO. A FÉ NO QUE VIRÁ!
ENQUANTO O HOMEM-MULHER NÃO MARCAR UM ENCONTRO CONSIGO MESMO, VERÁ O MUNDO COM PRISMA DEFORMADO.
E CONSTRUIRÁ UM MUNDO EM QUE AS LUTAS MESQUINHAS TERÁ PRIORIDADE. UM MUNDO MAIS LUTA DO QUE LUAR PARA TODOS.
AGORA É HADDAD PRESIDENTE 13 PARA O BRASIL VOLTAR A SORRIR.
COMPARTILHE A VONTADE!
OBRIGADO.

domingo, 2 de setembro de 2018

-A BURRICE CRÔNICA DAS ELITES GOLPISTAS!


por Jeorge Cardozo

O que os setores golpistas como redes de TVs, Record, Globo, SBT, Band; setores do judiciário, setores do empresariado, das Igrejas não esperavam é que, não só o povo estudou mais nos últimos anos e de como as redes sociais hoje, tem mais peso ideológico do que esses setores os tem hoje em dia. Tudo isso é fácil de se observar ao vermos como esses setores tem atacado o Lula, o PT e todos os seus membros, com um único intuito de aleija-los do processo eleitoral e entregar novamente o país as elites tradicionais que, sempre dominaram e nunca aceitou o fato de um nordestino operário, com ensino médio, ter conseguido ser o maior presidente da história do Brasil e, além de tudo, ser reconhecido no mundo todo, como um grande líder mundial.
O que nos deixa cheio de energias para lutar pela liberdade de Lula, preso político, por essas mesmas elites que não querem, nem Lula nem o PT no governo e melhorando as vidas de quem mais precisam: Os trabalhadores e as minorias excluídas das políticas públicas. Eleger governadores, senadores, deputados federais e estaduais dos partidos que lutam pelo trabalhador e pelas minorias como: PT, PSOL, PCB, PCdoB, PSTU, PDT, PSB, e eleger Lula ou Haddad para a presidência passa a ser a nossa luta, dos trabalhadores, das minorias e de todos aqueles que acreditam na verdadeira democracia socialista de inclusão social de todos.

VAMOS DE LULA e HADDAD 13 PARA PRESIDENTE PARA O BRASIL VOLTAR A SORRIR E CRESCER.

terça-feira, 7 de agosto de 2018

-CARTAS NA MESA! A HORA É AGORA.

Por Jeorge Cardozo

Passado o período das articulações políticas para a formação das chapas que irão disputarem as eleições presidencial, ficaram os seguintes cenários para analises e, de como as táticas eleitorais levará os dois nomes ao segundo turno ou a uma vitória no primeiro, cenário esse, pouco provável devido as polaridades e as quantidades de candidatos bem situados nas pesquisas.
De posse dessas informações, entendemos que à eleição presidencial terá três cenários possíveis, quais sejam: no cenário um, temos os candidatos "nanicos" que não vão para lugar algum; no cenário dois, temos os candidatos coadjuvantes Álvaro Dias, Ciro Gomes, Marina Silva e Guilherme Boulos que, no segundo turno, farão a diferença com seus apoios e no cenário três, temos os atores principais desse processo Jair Bolsonaro, Geraldo Alkeimin e o Lula. Jair Bolsonaro, embora isolado estrategicamente por Alkeimin, se encontra nessa posição de ator principal, pelo fato de representar um setor da extrema direita que o tem carregado nas costas. 
Se utilizando das redes sociais e de suas infiltrações nas áreas de seguranças publicas, igrejas, universidades e setores empresariais, tem o mantido em uma posição confortável, a priori, nas pesquisas de votos. Destarte, Geraldo Alkeimin por já ter disputado o cargo de presidente em outras oportunidades, estar no comando do governo paulista há muito tempo, pertencer a um partido estruturado nacionalmente PSDB, ainda que pese à grande quantidade de lideranças envolvidas com corrupção, inclusive o próprio candidato, costurou um grande leque de apoios, junto aos partidos do corrupto e famigerado "centrão", Alkeimin vai brigar com Bolsonaro para estar no segundo turno. De outro lado, Lula endeusado pelos excelentes governos à frente do Brasil, pela grande capacidade de articulação política, se consolidou como principal nome da esquerda e mesmo preso injustamente, como continuação do golpe e tentativa de aleija-lo da disputa, vem liderando todas as pesquisas eleitorais e com grande chance de ganhar no primeiro turno, a ponto de, caso seja impedido pelo judiciário de concorrer, segundo pesquisas, consegue emplacar no segundo turno, qualquer nome que ele venha a apoiar. Portanto, Fernando Hadad, ex prefeito de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, com a desistência de Wagner, desponta como principal alternativa do PT, como plano B, caso, de fato, a Globo e os setores entreguistas do judiciário e do empresariado o tirem da disputa.
Dito isso, a tática eleitoral correta para a esquerda trabalhista e popular chegar ao segundo turno e posteriormente ganhar de novo, perpassa pelo combate intensivo aos golpistas aliados de Alkeimin, as loucura da extrema direita aliada de Bolsonaro e deixar que Alkeimin e Bolsonaro se degladeiem em busca da segunda vaga, se houver, no segundo turno e caso haja o segundo turno, torsser por BOLSONARO.Porque Bolsonaro e não Alkeimin? Entendemos que Alkeimin no segundo turno, aglutina os votos da extrema direita e da centro direita, enquanto Bolsonaro perde votos da centro direita e do centrão para o PT no segundo turno.
LULA LIVRE E PRESIDENTE JÁ!

sexta-feira, 20 de julho de 2018

-OS ABUTRES TEM FOME!

por Jeorge Cardozo

Gente, a centro direita, conhecida por "CENTRÃO", composta por partidos golpistas e corruptos como PSDB, DEM, PSD, PP, PSD, SD, PTB, PSC, PRB e liderados por personalidades como GERALDO ALCKMIN, ACÉM NETO, VALDEMAR DA COSTA NETO, ROBERTO JEFFERSON, PAULINHO DA FORÇA, GILBERTO KASSAB, AÉCIO NEVES, RODRIGO MAIA, ANTONIO ANASTÁSIA, FHC, EDI MACEDO, MARCO FELICIANO E ETC, todos responsáveis pela grande crise econômica e política no Brasil, entrega do patrimônio público nacional ao capital estrangeiro, como petróleo, energia, mineração e tecnologia como a Embraer, reformas contra o trabalhador, pobres e aposentados, tais como trabalhistas e previdenciária, congelamento por 20 anos dos investimentos em educação, saúde, moradia e politicas públicas de inclusão social, já estão unidos em torno do nome de GERALDO ALCKMIN para presidente.
Enquanto isso, a esquerda e a centro esquerda lideradas por partidos como PT, PDT, PSB, PC DO B, PSOL E ETC, apresentam diversas candidaturas LULA, MANUELA D'AVILA, CIRO GOMES E MARINA SILVA, ao invés de se unificar em torno de um único nome com viabilidade eleitoral e de governabilidade. Nesse cenário descrito acima, a centro direita, com Alckmin já estar definida, bem como a extrema direita que, mesmo isolada, apresenta um candidato bem posicionado nas pesquisas, o transloucado BOLSONARO, o pior de todos, devido aos seus discursos racistas, anti-trabalhador e homofóbico. Por outro lado, a centro esquerda, apresenta nomes como LULA, MARINA e CIRO, também, bem posicionados nas pesquisas, mas, com muita dificuldade de unificação.
É bem verdade que, a situação atual de Lula é muito complicada, pois, encontra-se preso e não vemos no horizonte, nenhum interesse dos setores golpistas soltá-lo antes das eleições. Portanto, o nome no PT e nas esquerdas, sem o Lula que pode aglutinar a esquerda e a centro esquerda é o de Jaques Wagner, que anda e volta diz não ser candidato.
Portanto, ou os partidos PSB, PT, PDT, PC DO B, PSOL e REDE se unem em torno de um nome viável eleitoralmente, ou vão morrer na praia e vê a extrema direita ou a centro direita ganhar e terminarem de destruírem o que sobrou do Brasil depois do golpe e do desastrado governo TEMER.
VEJA MAIS EM: BLOGDOCARDOZO3333. BLOGSPOT.COMSUSTENTABILIDADE EM REDE

quarta-feira, 18 de julho de 2018

-A ESQUERDA SÓ PERDE A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL PARA ELA MESMA!

por Jeorge Cardozo

Em um cenário eleitoral em o que pesa, são os resquícios da crise politica e econômica preconizada pelo golpe parlamentar delineado pela extrema e pela centro direta, juntando a isso, os escândalos inerentes de corrupção, delineado pela operação "Lava Jato", em que pese os excessos e seletividade por parte de setores do judiciário em todas as suas instancias, em especial à "Republica do Paraná", o povo brasileiro, apesar das nuances esquizofrênica ideológica impregnada nos meios de comunicação de massas, tem demonstrado um certo discernimento de reconhecer, de fato, os bons legados deixado pela gestão da centro esquerda no Brasil.
Não é de mais lembrar que, dos seis principais candidatos lembrados nas pesquisas, cinco são da centro esquerda ou da esquerda. De forma que, se eles, a esquerda e a centro esquerda construírem um projeto de governo em comum, que priorize a manutenção das conquistas e avanços em setores que necessitam urgentemente da gestão eficiente como: saúde, educação, moradia popular, geração de emprego, deficit publico, avanço industrial e estabilidade politica, não perderão o governo de forma alguma.
É bem verdade que o transloucado Bolsonaro em face das suas propostas oportunistas de época de crise e sem viabilidade de aplicabilidade, hoje tenha em torno de 10 a 15 % do eleitorado, mas, não tem chances, pois, nem a centro direita e nem muito menos a esquerda ou centro esquerda acredita nele e em suas propostas oportunistas e irresponsável.
Portanto, o que se vê no atual cenário politico nacional são essas possibilidades, Bolsonaro como candidato da extrema direta, Alckmin, Amoedo, Maia, Temer ou Meirelles, como candidatos da centro direita, todos com baixos índice de aceitação e a esquerda e centro esquerda com nomes bem avaliados como Lula, Ciro, Marina, Joaquim, Manuela e Boulos, de forma que, a esquerda e centro esquerda só perde a eleição pra eles mesmos.

-O PERIGO QUE ESTAR POR VIR!

Por Jeorge Cardoso

É fato que, com a prisão politica do ex presidente Lula, líder em todas as pesquisas para a presidência, o único nome capaz de aglutinar as tensões em alta na republica de bananas, seria do ex ministro do Supremo Joaquim Barbosa. Em que pese o fato de não ser um politico de formação, que nesse momento seria de suma importância, Ele, Joaquim, assim como o Lula, seriam os nomes capazes de apaziguar todas as forças económica, politica e social em crise no Brasil.
Com a desistência de Joaquim Barbosa e, a priori, a prisão politica do ex presidente Lula, criam-se um meio caminho para o caos que estar por vir. Com esses dois nomes, a priori, fora da disputa, surge a possibilidade de três alternativas extremamente nociva a já cabaliada democracia tupinquim ganhar espaço. Falo do transloucado Jair Bolsonaro com seu discurso neofascista e oportunista vir a ser eleito; o próprio Temer unificar os setores golpista em torno dele e aí delinear um golpe de Estado e a própria forças armadas tomar o poder e aí senhores (as) o caos estará completo.
Ou agimos com coerência e bom senso ou chegaremos aonde os setores retrógrados da direita conservadora, da extrema direita adepta do nazi-fascismo e os setores falsos moralistas das igrejas, estabeleçam o caos total.

-MÃE: QUE ATO É ESSE?

por Jeorge Cardozo

função de ser mãe não se limita sempre a ressaltar um aspecto particular de uma escolha, e é precisamente desta não restrição e desta plenitude que depende o seu valor. Ser mãe referi-se exaustivamente a uma situação concreta, mas, também, destaque desse aspecto. A plenitude deste aspecto não é um ato negativo, mas extremamente positivo, porque no ato materno escolhemos, no meio da multiplicidade e difusão dos nossos dados existenciais, que nos levam sempre à perguntar: que plenitude é essa que as levam a renunciarem a outros objetivos, a escolher a ser mães?
Minha homenagem a Dona Angelina, minha mãe e de mais 11, mulher, professora, esposa, avó, bisavó, cidadã... E a todas as mães.

-LULA É CULPADO.

por Jeorge Cardozo

Lula é culpado por tirar as classes C, D e E da miserabilidade; por levar as classes medias-baixas à poder frequentar uma universidade, comprar moto, carro e andar de avião; por tirar o Brasil da corja do FMI e BM; por levar o Brasil aos bons olhos do mundo; de junto a outras potências emergentes à criarem o G20, também o é.
Mas Lula também é culpado na escolha da 'técnica' Dilma para lhe suceder na presidência em lugar de tantos outros bons nomes do partido; Lula é culpado por ter dado espaço ao famigerado 'centrão' que o levou ao mensalão; Lula é culpado pelo enfraquecimento da esquerda, ao chegar ao poder e isolar os setores progressistas do PT que, depois foram expulsos e fundaram partidos coerentes com seus princípios como PSOL, REDE, PSTU e PCO; Lula é culpado pela degradação dos partidos politicos ao, no auge de seu governo, não ter feito a reforma politica, do judiciario e das instituições penais.
Mas Lula também é culpado por tornar-se maior que o PT, esse, o PT é maior ou deveria ser que o Lula e tem em seus quadros, grandes nomes da politica nacional.
Por fim, Lula também é culpado de, depois de tantas culpas, ter sido o melhor presidentes da historia do Brasil e de ter influenciado positivamente o jovem líder GUILHERME BOULOS, como melhor nome para a presidência entre os atuais pretendentes. Jovem, honesto, preparado politica e academicamente, comprometido com as causas do povo e do Brasil, pertence a um partido (PSOL) que não tem e nunca teve, nenhum membro investigado ou envolvido em corrupção ativa ou passiva... Enfim, Lula é o cara, Lula livre e GUILHERME BOUOLOS PREDIDENTE JÁ.

-"PARABENS"!

por Jeorge Cardozo

O governo acaba de anunciar um acordo com Confederação Nacional dos Transportes (CNT), dizendo que vai manter os preços estáveis por 30 dias e com aumento a cada 30 dias, só no diesel, ou seja, o resto da população vão continuarem a pagar os preços da gasolina. Portanto, como os caminhoneiros tem poder de pressão e grande parte deles, apoiam essa aberração de golpe, os demais vão continuarem a pagar as contas dos dividendos que o capital estrangeiro leva de lucro da Petrobras.

-TERÁ MESMO À HISTÓRIA UM CARÁTER REPETITIVO?


    por Jeorge Cardozo
    O grande filosofo alemão Karl Marx diz em um de seus escritos de que a historia tem um caráter repetitivo, sendo que da primeira vez, ela aparece como farsa e na segunda, como tragédia.
    O que quero dizer é que, em 1989, a Rede Globo juntamente com setores conservadores do empresariado, criaram a "farsa" Collor de Melo como o "Caçador de Marajás", e com esse discurso falso, ganhou as eleições e foi a farsa que foi. Agora em 2018, são os setores conservadores e corruptos das igrejas, das forças armadas, da segurança pública e de jovens transloucado, estão a dizerem que a tragédia Bolsonaro é o "Mito".
    Não é que Marx tem sempre razão ao dizer de que a historia tem um caráter repetitivo, mascarada como farsa e como tragédia.
    Portanto, cabe aos setores progressistas barrar essa tragédia chamada de Jair Bolsonaro de chegar a presidência e livrar o Brasil e o povo desse protótipo de fascista.