por Jeorge Cardozo
O povo israelense de origem Judaica, vivem em terras alheias desde os tempos da antiga Mesopotâmia, de onde migraram para o Império Egípcio, perseguidos pelos faraós, chegaram a Grécia e por último se estabeleceram no Império Romano. Depois de muitas lutas internas, travadas por poderes, "forjam" Jesus Cristo como filho primogênito de Deus, como única forma, de, através da fé, unificar novamente o seu povo. Com as pregações fortes e de caráter subversivo de Jesus Cristo, levou perigo de insubordinação para o Império Romano, levando o então governador da região de Judéia Poncio Pilatos a começar uma caçada por Jesus. Traído por um dos seus discípulos Judas, é preso e levado a um tribunal popular, colocado lado a lado com o ladrão Barrabás, o governador Poncio Pilatos deixa que o próprio povo judeus decida o futuro de Jesus e de Barrabás. Perguntando sobre quem deve morrer ou viver, o próprio povo judeus decida por salvar Barrabás e condenar Jesus a morte na cruz. Depois desse episódio o povo judeus consagra Jesus como o Salvador.
O imperador romano Constantino em um ato político e religioso, visando os seus interesses e do próprio Império, ordena o catolicismo como religião oficial do Império e Jesus Cristo como representante de Deus. Com o fim do Império Romano, o povo judeus vagam por diversos países da Europa e de outros cantos do mundo até a década de 1940, ascensão do nazifascismo e a chegada da segunda grande guerra mundial. Com o fim da segunda grande guerra e a vitória do grupo liderado pelos Estados Unidos da América, este apoia os judeus na criação do Estado de Israel, na região da Palestina. Com a chegada dos Judeus e a criação do Estado Judaico, este passa a ser potência militar e econômica na região e com o apoio incondicional dos Americanos e da Europa Ocidental, Israel passa a invadir as terras férteis e os lençóis freáticos da região, levantando a ira dos povos que ali já viviam como Palestinos, Sírios, Egípcios etc.
Portanto, se o Hamas são considerados terroristas, o que são então os povos israelense, usurpadores, ladrões, pilhadores...?
______________
*Jeorge Cardozo é agente, professor universitário mestrando em políticas públicas e desenvolvimento local sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário